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SALA DE AULA VIRTUAL DO PROFESSOR VICENTE MARTINS, que funciona como extensão on-line das aulas reais. A idéia do professor é a de criar um espaço particular de intercâmbio de opiniões e troca de informações , a distância, com os alunos das disciplinas ministradas nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Estado do Ceará. O Fórum está aberto a estudiosos e interessados em questões de ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, alunos e professores dos cursos de Letras, da sociedade informática interessada em questões de política e do sistema educacional do Brasil.
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Mensagem
Data: 16/12/2005 15:49:29
De: Vicente Martins (vicernte.martins@uol.com.br)
IP: 201.30.133.132-
Assunto: PLANO DA DISCIPLINA

PLANO DA DISCIPLINA

UVA – LETRAS - PROF. VICENTE MARTINS
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundemantal (60 h/a) e Médio(60 h/a), totalizando, em duas semanas, 08 créditos, 120 horas/aula, ministrada no período acadêmico 2006.1.
1. EMENTA
1.1. Educação e Sociedade: história da educação no Brasil - fundamentos históricos, filosóficos, jurídicos e pedagógicos. A estruturação e funcionamento do Ensino Médio a partir da LDB. A política educacional brasileira para o Ensino Médio no Estado do Ceará.
2. OBJETIVO
2.1. Proporcionar uma visão global da evolução educacional e do Ensino Médio no Brasil, sua relação coma herança cultural, com a evolução econômica e com a estruturação do poder político, a partir de uma análise crítica dessa evolução, comparando-o com a atual estrutura e realidade educacional brasileira.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3.1. Unidade I - A evolução e a organização da educação nacional: contextos social, econômico e político da educação. A estruturação político-jurídica da educação. O sistema educacional brasileiro. Concepções de educação e ensino.
3.2. Unidade II - Estruturação do Ensino Fundemental e Médio e seu funcionamento nas instituições de ensino: currículo do Ensino Médio e suas concepções e estrutura na LDB e nos PCNs. Os profissionais da educação escolar: formação, carreira e organização política.
3.3. Unidade III - A organização do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Ceará: a educação na Constituição do Estado, de 1989. A descentralização do ensino público. Ciclos de aprendizagem. O FUNDEF/FUNDEB e sua repercussão na sociedade política e na sociedade civil organizada.
4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR
4.1. BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.
4.2 CARNEUIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva - artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
4.3 CASTRO, Maria Helena Guimarães de, DAVANZO, Áurea Maria Queiroz (org). Situação da educação básica no Brasil. Brasília: MEC/INEP, 1999.
4.4. COSTA, Vera Lúcia Cabral (org). Descentralização da educação: novas formas de coordenação e financiamento. SP: FUNDAP/CORTEZ, 1999.
4.5. MARTINS, Vicente. Constituição e educação brasileira. Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em educação - FACED/UFC, 1999 (Dissertação, Mestrado) Disponível na Internet: http://www.ufsm.br/direito/apostilas/educacao-nacional.doc.
4.6. VIEIRA, Sofia Lerche, ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: Democrático Rocha, 2001
4.7. Sala de Aula Virtual do Professor Vicente Martins: Letras - Estrutura E Funcionamento da Educação Básica . Disponível na Internet: http://inforum.insite.com.br/8966/ . E-mail: vicente.martins@uol.com.br
Plano e Disciplina foi atualizado pelo professor Vicente Martins para ministração das disciplinas de Estrutura e Funcionamento do Fundamental e Médio em Ibiapina, a partir de 2 de janeiro de 2006.

Em resposta a:

PLANO DA DISCIPLINA (aurea aureamoreiradias@bol.com.br - 24/10/2003 09:58:35)
como receber material de fácil compreensão pois vou fazer concurso para professor de educação fundamental 1ª à 4ª séries. e tenho uma enorme dificuldade em entender as leis que mais pesam no ensino e os Pcns...(ver)

Responder a esta mensagem

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